O UX Design, também conhecido como Design de Experiência ou Experiência do usuário, é uma técnica moderna que une a tecnologia, a inovação e a criatividade às emoções e atitudes dos usuários colocando-os no centro de todas as decisões da empresa.
Ou seja, o UX Design entende as necessidades de cada perfil de interesse e analisa o seu comportamento para assim oferecer soluções adequadas ao seu desejo, o que garante uma melhor experiência de marca e satisfação às companhias que, como resultado, conseguem fidelizar o cliente e/ou gerar leads. É uma troca.
Utilizado em diversas áreas dentro de uma empresa, em sistemas internos e externos, desde produtos, serviços ou sistemas, quem trabalha com foco no consumidor, e não mais nos resultados da empresa, já tem um grande diferencial competitivo. É o que mostra a pesquisa realizada pela Mckinsey, que afirma que as empresas que trabalham com o UX Design em sua estratégia crescem até duas vezes mais que seus concorrentes.
Como o UX Design deixa seu site mais atrativo?
Agora que você já entendeu a importância dessa técnica inovadora para a sua empresa, saiba que o objetivo do UX dentro do seu site é ser mais do que ser um cartão de visita virtual, é gerar uma boa experiência de navegação e ainda valorizar seus atributos enquanto solucionadora de necessidades.
No online, segundos podem fazer a diferença. Por isso, caso o cliente não encontre alguma informação facilmente, seja no seu site ou aplicativo, vai sair e recorrer a outro. Ele ainda pode falar mal da experiência para sua rede de contatos.
Quem não se lembra dos sites que automaticamente começavam a tocar música, dos desenhos que substituiam as setas do mouse e não te permitia clicar onde queria e ainda os sites com templates cheios de desenhos e indicações e cookies que só serviam para confundir e gerar uma má experiência.
O UX Design deixa o seu site atrativo e conquista o cliente pelo emocional.
UX design na prática
O trabalho de UX não está somente na interface do site, mas sim em todo o aspecto de interação de qualidade dentro da jornada do consumidor. Por isso, a boa experiência do usuário no seu site deve começar enquanto a página está carregando, depois com sua identidade visual e a forma de comunicar: desde as abas, ficha de cadastro, fontes, imagens, disposição do conteúdo, facilidade de pesquisar e encontrar o que procura até seguir e finalizar o processo de compra.
Esses são alguns exemplos simples, dinâmicos e interativos essenciais para começar um bom trabalho de UX e garantir que o cliente fique mais tempo navegando em sua página e concretize alguma ação.
Mas, para que o trabalho de UX seja efetivo é preciso desenvolver um projeto com base nos dados já existentes, análises e conceitos da sua empresa e da concorrência. Para isso são necessários profissionais com conhecimento em arquitetura da informação, ciência da computação, conteúdo, marketing, entre outros.
O mesmo acontece se você já possui um site e quer atualizá-lo. As ferramentas e técnicas de usabilidade do UX funcionam como detalhes diferenciados que potencializam e geram mais engajamento para a sua marca.
Aqui na Bulls desenvolvemos sites utilizando todos os conceitos do UX Design, adaptados ao seu segmento, a sua história e a necessidade dos usuários, criando uma experiência única. Veja nossos cases e entre em contato conosco no para saber mais.